Saturday, December 15, 2007

Entrevista ao Mister Fernandez (Exclusivo galácticos-SAD)


1- Como se tem sentido no meio de toda esta polémica em seu redor?

Tranquilo. Sempre estive confiante nas minhas capacidades e nas da equipa. Mas a verdade é que só as vitórias calam os críticos e o afastamento precoce da equipa leva a este tipo de polémicas na demanda de encontrar culpados. A mim não me tira o sono.



2- Sente o lugar em risco?

Não de todo. Sei que há alguns protestos mas outro cenário não seria de esperar devido à derrota. Os problemas foram identificados e o sucesso não passa pela mudança ou não do técnico mas sim da prestação da equipa.



3- Tem capacidades para de uma vez por todas levar os galácticos ao tão cobiçado titulo?

Penso que essa é uma falsa questão. Eu sou apenas mais uma peça do puzzle. A vitória no torneio não passa só por mim. Passa essencialmente pelo elenco de luxo que compõe a equipa. Estamos empenhados nisso e temos capacidade e qualidade para erguer o troféu.



4- Dizem que há ovelhas negras no plantel é verdade?

A roupa suja lava-se em casa. Ainda assim não creio. Estamos todos no mesmo barco e a remar na mesma direcção. É certo que há jogadores que preferem remar de maneiras diferentes e têm direito à sua opinião. Agora, quando a sua posição começa a afectar o seu rendimento e o da equipa começa a ser problemático. Os jogadores têm que dignificar a camisola acima de tudo!



5-Diz-se que herdou um plantel muito bom mas que não tem mão nas vedetas...foi por isso que na última liga da aaacm foram eliminados precocemente?

É um grupo fantástico. Recheado de talentos e de bons jogadores. Sem dúvida que nunca é fácil lidar com personalidades diversas mas creio que estamos todos determinados no mesmo objectivo e isso é o fundamental. Por maior que seja a qualidade individual dum jogador isso só é útil quando esse mesmo atleta nunca perda a noção de equipa, o que o torna num jogador ainda melhor como é o caso do Batalha.

A eliminação precoce da temporada passada em nada se deve a esse aspecto. Na primeira fase a equipa calhou num grupo muito acessível e ao invés de transformarmos esse facto numa óbvia vantagem fizemos o contrário. A equipa nunca fez um verdadeiro teste e foi surpreendida por uma equipa teoricamente mais fraca. Não se pode falar da entrega dos jogadores pois eles foram fantásticos, infelizmente com excepções. Reagiram muito bem a uma desvantagem pesada e acabámos por perder o jogo num lance infeliz depois de termos feito o mais difícil. Houve atitude, união e entrega. Em 40 minutos tudo pode acontecer e creio que fundamentalmente faltou frescura física. E claro, também dar muito mérito ao adversário. Pelo que oiço sobre o nosso desaire parece que estávamos a jogar sozinhos e perdemos e que toda a culpa foi nossa. Ninguém menciona que do outro lado estava uma equipa fantástica, que fez um grande jogo e que se bateu até não poder mais!



6-As novelas em torno dos seus jogadores têm minado o balneário?

Não creio. È normal que após um período mau apareçam novelas de saídas e descontentamento mas isso em nada afecta o grupo de trabalho. A questão do capitão gerou algum desconforto no balneário mas creio que tudo está sarado. Era uma polémica sem fundamento pois foi mais uma tentativa de encontrar culpados para a derrota mas sem dúvida que a braçadeira não podia estar melhor entregue. E quanto àqueles que acusam o capitão de um débil substrato moral apenas posso dizer o seguinte: há atitudes que não são dignas de um jogador muito menos de um capitão como tal creio que muitos deviam olhar para algumas atitudes que tomaram e talvez percebam não são tão dignos como pensam.



7-Admite a saída de alguma pérola?

O plantel está blindado como já foi referido antes. Ainda assim esta temporada poderemos contar mais com o Vitorino que é sem dúvida um elemento chave da equipa. Não pondo em causa a qualidade do Marques, a sua condição física não lhe permitiu dar o contributo desejado há equipa na época transacta, mas ainda assim espero que essa situação se altere e que possa ajudar-nos como dantes.